Coronelismo atávico

Lula fez carreira sindicalista na região mais rica do país, em simbiose antagônica e dinâmica com as mais avançadas empresas do mundo, ponta-de-lança da tecnologia, e essa sua origem, com ressalva do palavrão, dialética, eivada de luta sindical e drive tecnológico talvez tenha sido a responsável pela face modernizante e saneadora do partido, que logo o distinguiu claramente, aos olhos de todos nós sôfregos por ar fresco, dos petebês, peessedês e udeênes e sucedâneos, salvados arqueológicos putrefatos que teimavam em não sucumbir, nascidos de conchavos nos anos vargas entre os meia dúzia que sempre nos governaram, putz como o tempo demora a passar, parece que foi há milênios numa terra distante tiranizada por dinossauros personalistas, tem dia acho que estou moribundo há anos, evito passar perto de cemitérios, se deitar talvez não mais me levante, como pode uma criatura nascer e viver sufocada e nunca se dar conta?

Lula fez carreira política chancelado por intelectuais dignos do nome como antonio cândido, mario pedrosa e florestan fernandes, pessoalzinho bom de cuca e de papo, de erudição e de estilo, cuja leitura faz falta, distintos de certos, ui, "pensadores" trôpegos chauistas janínicos que na primeira provação, quando enfim poderiam demonstrar a que vieram urdindo os grandes pensamentos que eu, você, ele vimos pagando em impostos a vida inteira para que urdissem, nos clareando nossas cabecinhas enevoadas da ignorância dos que não pudemos ou não quisemos vestir a beca alugada às pressas por papais e mamães orgulhos do filhinho bacharelando, bem, enfim poderiam demonstrar, mas que fazem? Pegam e se contentam em balbuciar desculpas esfarrapadas entremeadas de silêncios prenhes de significado malsão e citações obscurantistas típicas dos professores doutores do sabe-com-quem-tá-falando circularmente realimentador do poder espúrio que eles dizem combater.

Foram basicamente essas duas dimensões que permitiram a lula percolar a carapaça do atraso que nos oprime desde dom pedro i e pôr de pé o primeiro partido legítimo jamais visto por estas modorrentas plagas.

Aí que acontece? O barbudinho pega, dá uma banana pros que penaram anos fielmente ao seu lado tentando mostrar que o rapaz vinha pra mudar, compra um bóingue, dá um baita dum golpe na república subornando os nossos venais deputados, recauchutando o estilo udenista dos velhacos programas populistas de esmola aos miseráveis, procurando insuflar as massas contra a "elite conservadora".

Saiu-se um belo dum coronel o nosso ex-esfaimado de comida e ora esfaimado de poder absoluto guia. Tá no sangue ou não tá?