Vocação de avestruz



Tem muita gente por aí se fazendo de boba, fingindo não saber as motivações dos protestos. Uns se dizem perplexos (a presidenta se inclui neste grupo), outros, confusos, outros, ainda não formaram opinião.
Mas só não enxerga quem não quer.
Basta olhar as pautas dos manifestantes. Está tudo escrito nos cartazes. Em sua maioria, os revoltosos estão indignados, em primeiro lugar, com os gastos estratosféricos do governo com a Copa do Mundo e com os Jogos Olímpicos. Exigem hospitais e escolas PADRÃO FIFA. Os que defendem o governo alegam que os investimentos dirigidos a tais eventos partem da iniciativa privada, o que é mentira deslavada. E mesmo que assim fosse, a pergunta é simples: por que o governo não canalizou todos os esforços formidáveis desperdiçados com a Copa e as Olimpíadas para a Educação e a Saúde? Quem é honesto sabe a resposta.
E ninguém precisa ficar por aí afirmando o que desconhece. Se você quer mesmo saber o que está por trás das manifestações, acesse o portal da organização Contas Abertas. É uma entidade apartidária, isenta e imparcial. Está tudo lá. Lula moveu mundos e fundos para garantir a Copa para o Brasil em 2007, mas em seguida "se esqueceu" de dar prosseguimento aos preparativos econômicos e financeiros necessários. Deixou o abacaxi para sua sucessora. Na brincadeira os custos se multiplicaram. E ainda estão crescendo — o céu parece ser o limite.
Na página do Contas Abertas é possível ver a incúria e o descalabro do governo em relação às contas públicas. Os números simplesmente não batem. Pior: a lista de prioridades foi absurdamente invertida. No afã de se reeleger, Dilma está gastando quase tudo com irrelevâncias e quase nada com programas fundamentais como a infraestrutura e a necessidades básicas da população. O grande "estrategista" do Planalto é o marketeiro João Santana. Dilma e Lula não deixam escapar um "a" sem antes consultar seu guru mercadológico. Por trás de cada ação governamental há um motivo propagandístico. Para o circo, tudo. Para o pão, merrecas.
Então, por que o espanto agora?
A responsabilidade por quase tudo que está aí é do governo. Portanto, do PT. Os líderes dos protestos que se declaram apartidários estão sendo absolutamente mentirosos.
Primeiro, porque o MPL teve origem nos partidos esquerdistas minúsculos — e irrelevantes — que desde sempre vivem em simbiose com o PT. (Os intrépidos do MPL até ensaiaram enfiar a viola no saco quando viram o tamanho da encrenca que tinham aprontado; não previram que o povão fosse inteligente e sagaz o bastante para identificar os verdadeiros culpados pela calamidade política que o Brasil vivencia. Mas já era tarde para o recuo; no momento em que escrevo, o MPL desistiu da desistência e se diz pronto para retomar as manifestações. Veremos.)
Segundo, porque o poder executivo detém todas as atribuições constitucionais e dispõe de todos os recursos políticos e financeiros para implementar programas de interesse público e não de interesse do partido que está no Palácio e age como se o País lhe pertencesse. Dilma tem governado para a reeleição, não para o povo.
Só não enxerga quem está cego e surdo de ideologia. Repetindo bordões vazios qual papagaio.
Sempre há os que preferem enfiar a cabeça na areia. Feito avestruz. É bem mais confortável.